Publicado em

Dietas detox

Dietas detox

Temos evidências científicas muito fortes de que as dietas detox, não há estudos randomizados controlados conduzidos que foram realizados para avaliar a eficácia das dietas de desintoxicação, incluindo seu potencial emagrecedor (Detox diets for toxin elimination and weight management).

Assim temos que prestar atenção no seguinte, mesmo na ciência existem trabalhos publicados que mostram o contrário. Temos que alertar pois, existem o que chamamos de conflito de interesse e alguns estudos são conduzidos de forma a não seguir corretamente o método científico e assim ao final, chagam a conclusões irreais e levam o leitor ao erro.
Um exemplo disso é este artigo publicado em maio de 2015 afirmando que a dieta detox de limão tem a capacidade de emagrecer o indivíduo. A partir disso então vamos esmiuçar o trabalho com cuidado. Este estudo foi realizado em mulheres coreanas obesas.
Primeiramente, existem 3 grupos experimentais no trabalho, um com uma dieta, o segundo com dieta + suco detox de limão e o terceiro que comeu a vontade.
Na metodologia científica do trabalho achamos alguns erros grosseiros. Foram 11 dias de intervenção. Sendo os 7 primeiros dias os participantes do grupo dieta e dieta+suco detox consumiram somente 400kcal!!!! Isso mesmo, já começa muito estranho, mas então temos os últimos 4 dias de intervenção dietética com os pacientes do grupo dieta e dieta+suco detox consumindo mais 900 calorias!
Assim quando compararam os valores antropométricos de antes e depois como, percentual de gordura, gordura total de tronco, IMC e circunferência de cintura tínhamos uma diferença estatisticamente significativa para o grupo dieta e dieta+suco detox! Outra coisa que chamou a atenção foi que houve menor quantidade de massa muscular esquelética no grupo dieta+suco detox, a qual teve significância estatística!
O que podemos concluir com isso? Que o suco de limão emagrece? CLARO que não…. Mas sim que restrição calórica altíssima causou a redução de peso e gordura. O que raramente é recomendado. Mas o estudo conclui que o suco detox de limão reduz gordura corporal.
É também mencionado no trabalho que o distribuidor oficial do suco detox de limão estudado é patrocinador do trabalho científico.
Por isso, tome cuidado ao achar que um artigo é verdade absoluta ao lê-lo, pois existem somente evidências. Quanto mais artigos mostrando o mesmo resultado com diferentes pessoas e métodos, melhor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *